Musculação Brasil - Treinos, Suplementação, Dietas!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suplementação, quando utilizar?

Ir para baixo

Suplementação, quando utilizar?  Empty Suplementação, quando utilizar?

Mensagem por Sulplemento Qui 14 Jul - 23:24

A necessidade de reposição protéica para atletas visando a melhora do desempenho vem de longa data. A lenda sobre Milo de Crotona, um grande lutador grego que viveu em meados de 500 a.c., confirma a preocupação com a dieta rica em proteínas já na antiguidade. Segundo a mitologia, tal lutador tinha sua força atribuída ao consumo elevado de carne - 8,5 kg em um único dia (UCHIDA et al, 2008).

Hoje em dia, a idéia de que atletas precisam de uma dieta rica em proteína para construir e reparar os músculos é muito bem aceita, e também há evidências de que as necessidades protéicas sejam aumentadas entre praticantes de atividade física (SBME, 2009, ADA, 2009). Os músculos são constituídos basicamente de proteínas e seu envolvimento é fundamental para o desempenho em todos os esportes. Constatou-se também o fato de que o exercício regular acarreta numerosos efeitos específicos no metabolismo protéico do organismo (ADA, 2009).

A recomendação da ingestão de proteína da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, para indivíduos atletas que visam o aumento de massa muscular é de 1,6 a 1,7 g/kg de peso por dia. Já para os esportes em que o predomínio é a resistência, o indicado seria 1,2 a 1,6g/kg de peso por dia.

No entanto, alguns fatores são importantes para otimizar o crescimento muscular, dentre eles: assegurar que a ingestão energética na dieta seja suficiente, que, pelo menos, uma quantidade pequena de proteínas e/ou de carboidratos seja consumida imediatamente após cada sessão de treinamento e que o indivíduo descanse bastante entre as sessões de treinamento (HAWLEY; TIPTON; MILLARD-STAFFORD, 2006).

Uma série de estudos indica que a ingestão de proteína com carboidrato durante o período imediato pós-exercício pode beneficiar o atleta por ajudar na síntese de proteínas musculares e na reposição do glicogênio muscular (LEVENHAGEN, 2002; BURKE, 2004; RENNIE, 2004).

Estudos recentes vêm demonstrando efeitos benéficos da suplementação protéica durante o exercício. Recentemente dois estudos sugeriram que o acréscimo de uma pequena quantia de proteína (~2% de proteína de soro de leite) a uma bebida com eletrólitos melhorava a capacidade de endurance comparado à ingestão isolada de uma bebida esportiva (SAUNDERS; KANE; TODD, 2004; IVY et al, 2003).

Sendo assim, alguns estudos sugerem que o consumo de proteínas com carboidrato durante o exercício melhora o desempenho no endurance. Mais estudos devem ser realizados para definir essa discussão, mas deve-se lembrar que não há nenhum mecanismo definido que mostre que a ingestão protéica durante o exercício melhora o desempenho.
O consumo de pequenas quantidades (10-20 g) de proteína de alta qualidade após o exercício promove a síntese de proteína muscular comparada aos carboidratos isoladamente e pode intensificar a resposta do organismo ao treinamento de longa duração (LEVENHAGEN, 2002; BURKE, 2004; RENNIE, 2004).

Fonte: http://www.rgnutri.com.br/sp/suplementos/spa.php
Sulplemento
Sulplemento

Mensagens : 10
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 44
Localização : Tubarão

http://www.sulplemento.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos