Musculação Brasil - Treinos, Suplementação, Dietas!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hidratos de Carbono (Carboidratos) - Fonte de Energia

Ir para baixo

Hidratos de Carbono (Carboidratos) - Fonte de Energia Empty Hidratos de Carbono (Carboidratos) - Fonte de Energia

Mensagem por MarinhoBF Sex 11 Fev - 14:56

Hidratos de Carbono (Carboidratos) - Fonte de Energia


Hidratos de Carbono (Carboidratos) - Fonte de Energia Hidratos

Os hidratos de carbono fazem parte de um grupo de macronutrientes que se constitui na mais significativa, senão principal, fonte de energia obtida por meio da alimentação. A presença deste nutriente na dieta do homem é tão marcante que, com exceção das regiões polares, onde a ingestão de carnes e peixes predomina na população esquimó, os hidratos de carbono representam uma grande porcentagem das calorias presentes na maioria dos hábitos alimentares. Desta forma, o entendimento da origem, importância, digestão, absorção e outros torna-se extremamente necessário.

Classificação

Os hidratos de carbono podem ser classificados em três diferentes tipos, de acordo com o nível de complexidade das moléculas que os representam. Desta forma, os carboidratos são diferenciados pelo número de açúcares simples em combinação dentro da molécula.

Dum ponto de vista estrutural, os hidratos de carbono estão agrupados em 3 tipos diferentes de açúcares:

Monossacárideos – frutose (presente no mel e nas frutas), glicose (fruta, mel, alguns vegetais) e galactose.
Dissacarídeos – Lactose (leite), sacarose (açúcar), maltose (obtida por hidrólise dos amidos).
Polissacarídeos– Glicogénio, amido, dextrina e celulose.

Os mono e os dissacarídeos são frequentemente denominados hidratos de carbono simples porque são facilmente digeríveis e facilmente absorvidos pelo organismo. Têm a particularidade de apresentarem sabor doce e estão presentes em grande quantidade em alimentos como o açúcar e o mel, produtos de pastelaria e confeitaria, compotas, refrigerantes, etc.

Por sua vez, os polissacarídeos são denominados hidratos de carbono complexos devido à sua lenta digestão e absorção. As principais fontes são:

Cereais e derivados (arroz, pão, massas, etc.)
Tubérculos (batata)
Leguminosas secas (feijão, grão de bico, lentilhas, etc.)

Conhecendo o Hidrato de Carbono

Tanto os hidratos de carbono simples como os complexos, quando são processados pelo nosso sistema digestivo, transformam-se em glucose, que é o açúcar universal do organismo e é utilizado como fonte de energia. Este é também aquele açúcar que é normalmente medido naquelas máquinas que picam o dedo.

A única exceção é o caso das fibras que quando estão a ser processadas, estão ligadas de tal forma que o organismo não as consegue transformar em açucares e por isso passam pelo organismo sem serem digeridas.

Existe uma grande diferença entre ingerirmos açúcares simples ou complexos sendo aconselhável comer maioritariamente açúcares complexos.

Hidrato de Carbono - a importancia de conhecer a absorção de cada um.

Apesar de no final do processo digestivo todos os hidratos de carbono se converterem em açúcares simples, quando comemos hidratos de carbono complexos (presentes nos cereais, vegetais, leguminosas) o desdobramento dos açúcares é mais lento, o que nos vai dando energia gradual e uma maior estabilidade emocional.

Quando comemos maioritariamente açúcares simples (presentes no açúcar, mel, frutos, etc.) obtemos energia mais rapidamente, mas assim que o pâncreas detecta níveis mais altos de açúcar no sangue segrega insulina e os níveis baixam muito rapidamente podendo criar uma hipoglicemia reactiva; a ingestão excessiva de açúcares simples cria também um comportamento emocional muito mais instável uma vez que as nossas emoções estão intimamente ligadas às flutuações de açúcar no sangue.

Para além disso, se comemos os hidratos de carbono com fibra (como por exemplo nos cereais integrais e nos vegetais), a assimilação é ainda mais lenta, criando um fornecimento constante de açúcar na corrente sanguínea.

Assim, podemos também classificar os hidratos de carbono segundo a velocidade com que são absorvidos nos intestinos:

De absorção muito rápida: Sumos de frutas, mel, açúcar, melaço…
De absorção rápida: Fruta (diferente de sumos de fruta porque a fruta tem fibra associada), polisacáridos refinados (pão branco, arroz branco, farinhas refinadas).
De absorção lenta: cereais integrais e derivados, vegetais e leguminosas.

Fibras - Prós e um pequeno contra!

Além do efeito positivo da fibra na assimilação dos açúcares, é de salientar que a fibra presente nos alimentos ajuda também a reduzir o colesterol, a regular os níveis de glicose (açúcar) no sangue e a dar consistência às fezes. A fibra deve ser ingerida no seu estado natural (em conjunto com os alimentos que a contêm) e não duma forma isolada (sob a forma de farelos ou outros) porque a fibra em excesso pode prejudicar a absorção de minerais e vitaminas e provocar diarreia, dores intestinais ou flatulência em pessoas com sistemas digestivos mais sensíveis.

Como conclusão:

Os hidratos de carbono fornecem ao organismo o combustível necessário para a atividade física diária e para o desempenho das funções dos nossos órgãos.
A maioria da nossa alimentação deve consistir de hidratos de carbono. (Genéricamente)
Devemos comer uma percentagem maior de hidratos de carbono complexos do que de hidratos de carbono simples. (é preferível evitar completamente o açúcar e adoçantes sintéticos). Os alimentos que têm hidratos de carbono complexos são os cereais, as leguminosas e os vegetais; as batatas sobem os níveis de açúcar muito depressa e não são de todo a melhor forma de ingerirmos açúcares.
É melhor comermos os cereais na sua forma integral ou semi-integral do que na sua forma refinada.

Uma alimentação rica em hidratos de carbono complexos é fundamental para garantir um funcionamento adequado do organismo e ajuda a manter um peso saudável, uma vez que garante bons níveis de saciedade. Além do seu efeito na glicemia, os alimentos ricos neste tipo de hidratos de carbono são, geralmente, ricos em minerais e fibra alimentar.

Fonte: http://nutridoc.inforportal.net/hidratos-de-carbono - Por MarinhoBF

Trabalho Acadêmico para Suporte: http://www.efdeportes.com/efd56/hidrat.htm

Abraços,

MarinhoBF
MarinhoBF
MarinhoBF
Moderador

Mensagens : 774
Data de inscrição : 11/02/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos