Musculação Brasil - Treinos, Suplementação, Dietas!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Opinião sobre Musculação e suplementação

Ir para baixo

Opinião sobre Musculação e suplementação  Empty Opinião sobre Musculação e suplementação

Mensagem por SeuCuca Seg 14 Fev - 0:44

Para alcançar uma boa forma física, além dos treinos existem os suplementos, dos quais a maioria dos atletas se beneficia em busca de melhores resultados

Bons hábitos alimentares aliados a exercícios físicos podem levar ao corpo perfeito. Ledo engano achar que somente as mulheres consomem produtos que definem e melhoram a silhueta. O mercado de suplementos nutricionais ganhou espaço e o consumo deste produto está cada vez maior, principalmente entre os homens, até pelo fato de que eles têm facilidade para emagrecer e definir a massa muscular.

O uso dos suplementos seria ainda mais disseminado não fosse um problema: são caros, muito caros e para consumi-los, é necessário um profissional da área para acompanhar a compra e depois montar a ficha adequada para os treinos. Vale apontar que você não vai acordar sarado, os resultados com os suplementos naturais demoram de 3 a 6 meses para aparecer!

O Guia da Semana conversou com treinadores das melhores academias brasileiras e conta pra você quais são os produtos mais consumidos, para que eles servem e quanto eles custam. Acompanhe também na reportagem, um parágrafo esclarecedor sobre overtraining, o estresse muscular das pessoas que treinam demais.

Combinação ideal

Quando o aluno faz matrícula em uma boa academia, ele passa por avaliações para que o seu professor possa fazer um quadro de exercícios destinado unicamente a ele. Foi assim no caso do analista de sistemas, Leandro Marques, 22, que começou a malhar por se sentir muito abaixo do peso. "Eu não queria comer e engordar sentado no sofá. Resolvi procurar uma academia para ganhar massa muscular com qualidade", diz.

De acordo com o professor Ricardo Moisés, da academia Quintas, não há nada que impeça a pessoa de tomar suplementos logo no começo, mas é melhor priorizar a alimentação controlada. "Quando o aluno quer ganhar peso, no começo ele não tem tanto músculo, então é possível trabalhar bem. Após seis meses, em média, ela já pode começar a tomar alguma coisa para auxiliá-lo no crescimento", pondera o professor.

Por outro lado, o mundo não é feito somente pelos magrinhos, existem aqueles que não gostam de controlar a boca e acabam engordando. Nessa situação, o personal trainer Ricardo Macedo Gregório, considera ser mais fácil perder do que ganhar peso. "O homem ou a mulher que estiver acima do peso deve controlar a alimentação, deixar de comer besteiras e para ingerir só o necessário, já o magro vai ter que fazer uma reeducação alimentar. É muito mais complicado", esclarece.

Os suplementos existem para auxiliar nas duas situações, seja para ganhar ou para perder alguns quilos, porém nem todos são de qualidade, principalmente os indicados para emagrecimento. "O magro vai conseguir ganhar peso tranquilamente com um bom ciclo de suplementos. Agora, nada do que existe no mercado para o gordo que busca emagrecer presta! O resultado é baixíssimo, e o foco do remédio acaba sendo o psicológico e prejudica. Eu não indico", alerta o personal.

Qualidade garantida

As lojas fazem o papel delas, disponibilizam uma grande variedade de marcas para que o cliente se sinta à vontade para escolher o seu produto complementar. "A gente, que trabalha no ramo, conhece quais os melhores, quais dão maior resultado, mas também sabemos que nem todos podem comprar. Por isso temos várias opções", garante Giovani Sardenhas, dono de uma loja do ramo.

Em busca de resultado qualitativo, o analista de sistemas se sente satisfeito com a opção feita na hora de adquirir o seu auxiliador na musculação. "Estou malhando há sete meses. Já tomei massa, proteína e carboidrato, me sinto muito melhor. Engordei 12 kg, não fico doente facilmente e me sinto mais forte", comemora Leandro, que só compra produtos importados.

Começou a prejudicar

A busca pelo rápido resultado é algo muito comum entre jovens e alguns profissionais, que acabam exagerando na quantidade de treinos e suplementos. Isso resulta em problemas sérios no corpo humano, o chamado overtraining, que também pode ocorrer por falta ou desqualificada orientação de um profissional da área.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, mais da metade dos jovens que "puxam ferro", fazem a atividade sem nenhum acompanhamento. Cada um tem o seu estereótipo e formação óssea, os exercícios que fazem bem para um, podem prejudicar a saúde do outro. O ideal é descansar pelo menos um dia para voltar a treinar o mesmo grupo muscular. Do contrário, o músculo não cresce e possíveis problemas começam a surgir.

Isso é um sintoma de overtraining!

• Irritabilidade.
• Agressividade.
• Cansaço.
• Perda de apetite.
• Insônia.
• Perda de peso.
• Perda no rendimento.
• Resfriados constantes.
• Dores de cabeça.
• Impedimento do crescimento muscular.
• Disfunções hormonais.
• Depressão.
• Ansiedade.

"Os complementos alimentares devem ser vistos apenas como uma alternativa conveniente aos alimentos e não como uma solução mágica para ganhos mais rápidos. Para tirar o melhor desses produtos, é preciso usar de forma consciente e saber que só a dedicação nos treinos trará os resultados desejados", chama a atenção o orientador de musculação, Vinícius Vendramini.




SeuCuca
SeuCuca
Moderador

Mensagens : 558
Data de inscrição : 10/02/2011
Idade : 31
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos